Análise das oficinas - 09/06/2017 - Krishna

Olá, leitores!

No dia 09/06 houve a apresentação das oficinas no Instituto Central de Ciências Ala Norte da Universidade de Brasília, onde os grupos abordaram documentos que ao longo do semestre foram foco da disciplina Diplomática e Tipologia Documental.

Arquivo anônimo: O Grupo apresentou sobre o processo de Reintegração, onde todos os universitários, aplicados ou não, estão sujeitos ao desligamento de curso de graduação, dessa forma, o grupo explicou quais os melhores caminhos para que o estudante possa ser religado. O objetivo do grupo foi analisar os documentos referentes ao processo de reintegração, capaz de comparar tais processos realizados em momentos distintos.

Os bárbaros: O grupo apresentou sobre o Projeto Memória do Movimento Estudantil, onde foi realizada duas dinâmicas, no qual havia um mural de fotografias para que fizéssemos uma análise a partir de tais fotos e para que pudéssemos dizer o que se referia aquela imagem. A segunda dinâmica foi para induzir as pessoas a dizer do que documento retirado da caixa arquivo se tratava, como uma analise diplomática. 

Comitê estudantil de arquivologia: O grupo realizou o trabalho a respeito do processo de reenquadramento funcional, onde foi feita a análise diplomática de um documento e a análise tipológica do mesmo. Foi apresentado três dinâmicas para os visitantes, a "dinâmica do bizagi", que buscou mostrar a ferramenta para a construção do fluxograma dos trâmites, desde sua produção inicial até seu arquivamento, sem seguida a dinâmica "guarda ou joga fora", nessa dinâmica enfatizaram a questão da função do "para o que serve o documento?", e por fim a dinâmica do "quiz eletrônico" com o intuito de reforçar os conceitos de arquivologia aos visitantes. 

Desarquivando: Abordaram sobre os intercâmbios que os alunos podem fazer em outras universidades conveniadas ou não com a UnB. O grupo apresentou primeiramente a escolha do convênio passando para o destino e então entrando na importância da disciplina e da nossa área de atuação. Trataram do trâmite, questões relacionadas à autenticidade e finalmente chegando a disciplina de diplomática e tipologia documental. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de séries documentais - UnB

Atividades Individuais

Roteiro - Oficina de Diplomática e Tipologia Documental - Os Forasteiros