Oficina Virtual

Olá, amigos do arquivo!

No dia 09/06/2017, no ICC Norte da Universidade de Brasília, ocorreu a Feira de Ciências Documentais, organizada pela turma de Diplomática de Tipologia Documental, do curso de Arquivologia.

O que? Não deu pra você ir? Ou você foi mas quer ver como iríamos transcrever nosso trabalho para o blog?

Pois não se preocupe! Faremos uma espécie de Oficina Virtual adaptada pros nossos muitos seguidores e curiosos! Somos Forasteiros, mas não vamos dar esse perdido!

Nosso grupo tratou do trâmite do processo de Transferência Obrigatória da UnB.

Mas antes de entrarmos na especificidade desse processo, demos uma pequena aula aos leigos sobre o que é, resumidamente: a arquivologia, a diplomática e a tipologia documental, tudo isso num belo mural negro - E NÃO EM BANNER DE PLÁSTICO - como você pode conferir abaixo:


ARQ O QUE?

Arquivologia: é a ciência que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados durante a atuação de um arquivista sobre os arquivos.

Diplomática: analisa a autenticidade documental, com base em elementos formais do documento.

Tipologia documental: estuda as características dos documentos através do contexto em que foram produzidos.

Após essa bela explicação e a retirada das dúvidas pertinentes (caso você tenha alguma, pode perguntar aqui em forma de comentário), nós adentramos nas especificidades do nosso documento, o processo de Transferência Obrigatória da UnB, e mostramos as análises Diplomática e Tipológica do documento, como você pode ver abaixo:



Análise Diplomática:

Denominação: transferência obrigatória de curso
Forma: original
Formato e dimensão: processo
Suporte: papel
Gênero: textual
Validação: assinatura, carimbo

Análise Tipológica:

Fundo: Universidade de Brasília
Função arquivística: gerir a transferência obrigatória de uma outra IES para a UnB
Produtor: Universidade de Brasília

Em seguida, entramos no trâmite propriamente dito, com um Bizagi feito a mão, explicando por onde passa e quais são os atores desse processo, como você pode ver na imagem abaixo (de altíssima resolução):


Basicamente, o processo se inicia pelo requerente, que preenche o formulário de solicitação para admissão, e em seguida paga uma taxa para a UnB, que, no SAA, analisa a documentação e, caso esteja tudo nos conformes, passa para o Colegiado do Curso deferir, ou não, a admissão do aluno. Caso o pedido do aluno seja pertinente com as regras para transferência obrigatória, o Colegiado encaminha o processo para a Câmara de Ensino de Graduação finalmente homologar e o aluno finalmente passar a ser aluno da UnB.

Pra fechar com chave de ouro, entregamos para os visitantes interessados, um pequeno dossiê contendo as regras para o processo, além do endereço para o nosso blog. E, para não deixar nossos queridos leitores na mão, aqui segue o documento que explica as regras do processo, pois vocês também merecem:




E é isso! Abaixo seguem algumas fotos da nossa oficina, e boa vida a todos!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Individuais

Análise de séries documentais - UnB

A importância da Diplomática para a Arquivologia